terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Viagem a dentro

“Olha, pai, o trem está chegando. Me compra um bilhete?
- Tome vergonha, menino! Quando você puder comprar o seu, aí você viaja.”
Lá vem o trem de Alagoinhas com toda a sua gente de todo jeito.
 Todo mundo se conhece, todo mundo está descendo.
Lá vem seus vagões carregados de ideias e promessas,
De empresários de fora,
De pessoas que vendem,
De futuro.

Lá vem o presente amargando os dias
E o tempo carregando a vida
Lá vem os trilhos enferrujados a destrilhar
E as convenções que apitam e apitam e apitam e apitam

Tchiiii!!! Estacionado. Está tudo estacionado.
Lá ficou o trem de Alagoinhas,
Lá mesmo, junto com a laranja e as ruínas
E a sua gente cheia de ideias e promessas
Vagando e passeando pela nave antropofágica
Nos dias em que a lama toma o asfalto
Que o óleo de baleia cai e escorrega sobre os trilhos
E eu vejo,
Eu continuo a ver
As convenções que acordam e acordam e acordam ...e  cocoricó!

Como cansa ver tudo assim
Levantar tijolo, mais tijolo, mais tijolo, mas tijolo?
Este barro que uma marreta acaba
Acaba com um momento de esperança
Fez-se o muro, e o miolo?
Está nas ideias dessa gente que chega e fica
Nas convenções, está na boca e só.

Até quis andar de trem
Para os trilhos parecerem o pão do João e Maria
Até tentei subir no trem de Alagoinhas
Mas ele não me deixou comprar o bilhete
E de moeda em moeda,
Como uma criança que junta um real para comprar doces na entrada da Urbis
Dava pra daqui a pouco comprar a passagem
Como dará
Se tudo não estivesse estacionado.

Já vi trilhos quebrados

Um dia ando de trem, pai.
Preciso de outra estação.

-------------------------------------------------------------------------------
Não sei, bateu vontade de voltar a escrever. Parece que estar angustiado faz com que você queira dividir isto com o word.Tenho mil trabalhos da faculdade a fazer, mas não os quero. Tenho provas a corrigir, mas não as toco. Tenho sonhos a realizar. E estes, eu não consigo parar de pensar. Acho que vou ser disciplinado com isto aqui. Espero não construir só muros. Em 2011, vou ser do clichê: é pra decidir tudo! É para viver ou morrer.

Nenhum comentário: